
Produtos à base do extrato da folha de oliveira geram impacto positivo no mercado de cosméticos
24 de junho de 2025Mostra de projetos de pesquisa do ensino técnico agrícola será em formato híbrido
A primeira fase da 3ª Mostra das Escolas Técnicas Agrícolas (Meta) iniciou nesta segunda-feira 21 de julho, quando foram abertas as inscrições. Até o dia 11 de agosto serão recebidos os trabalhos que passarão por uma pré-classificação. Esta será a etapa virtual da Mostra 2025, que contará, também, com exposição dos projetos de pesquisa, durante a Expointer na casa da Associação Gaúcha de Professores Técnicos do Ensino Agrícola (Agptea), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
O coordenador da Comissão de Avaliação da Meta, Carlos Augusto Fontoura, conta que é esperada a participação de 29 escolas. “Estamos bastante eufóricos e ao mesmo tempo ansiosos, por essa fórmula híbrida, que é a primeira vez que a gente vai fazer, onde serão classificados 10 trabalhos para apresentação durante a Expointer”, relata.
Os selecionados serão divididos em dois grupos, um sucedendo ao outro, durante os dias em que se realizará a Expointer. Os cinco melhores estarão automaticamente classificados para participarem da MostraTec. Para o professor, esta mostra é uma forma de lutarem pelo ensino técnico, que será afetado pela reforma do Ensino Médio no Brasil. “Nós estamos acreditando que dentro dessas novas alternativas pedagógicas e, principalmente, para cumprir os objetivos que têm no plano decenal de educação, com referência à educação profissional, a gente precisa trabalhar muito. Nós temos um caminho longo a percorrer, mas ao mesmo tempo é necessário buscar alguma alternativa que realmente torne esse estudante, o nosso discente, protagonista da sua ação, do seu rumo estudantil e da sua aprendizagem”, destaca.
Fontoura diz, ainda, que para um aluno, este seu projeto de pesquisa é um projeto de vida, e a escola tem essa obrigação. “Se a rede das escolas técnicas agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul quiserem continuar com esse protagonismo que ao longo da história sempre tiveram, vão ter que partir para essas metodologias ativas que levem o aluno a alcançar a inovação, a ciência e o empreendedorismo. E o empreendedorismo não é somente criar uma alternativa de trabalho, não, muito pelo contrário, é criar uma metodologia baseada em criatividade, inovação, pesquisa, de colocação no mundo do trabalho”, desabafa.
A Meta é uma iniciativa da Agptea e da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro). O evento visa promover e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos agrícolas do Rio Grande do Sul.