Jovens do Ceará usam caixas de leite para reduzir a temperatura nas casas (e economizar energia)
12 de janeiro de 2017O Agronegócio na Carnaval 2017
16 de janeiro de 2017Além de inovador, o curral de pneus desenvolvido para ovinos é, sobretudo, economicamente viável e ambientalmente correto
Entrevista realizada pelos Zootecnistas Hugo Monteiro e Talita Zunino
Com o objetivo de inovar o setor de ovinocultura, do Colégio Estadual Técnico Dr. Zeno Pereira Luz em Encruzilhada do Sul (RS), as alunas Ana Jéssica Batista, Leonara Machado e Kerllin Rael do Curso Técnico em Agropecuária desenvolveram e implantaram um curral para ovinos feito com madeiras reaproveitadas e pneus reciclados.
A ideia surgiu de uma pesquisa feita pelas alunas e tiveram a orientação dos professores Marcelo Peixoto Franco e Marcia Pereira Louzada, responsáveis por disciplinas da área técnica.

As alunas primeiro pesquisaram sobre o sistema, em seguida buscaram a orientação dos professores, desenvolveram um protótipo e por fim implantaram o curral que vem sendo um sucesso por todo o Brasil.
Além de inovador o curral de pneus é, sobretudo, economicamente viável e ambientalmente correto,” disse Leonara Machado, uma das responsáveis pelo projeto.
O projeto que iniciou em maio deste ano, já participou de feiras e exposições tais como a MEP de Cachoeira do Sul (RS) e da 56° Feira Agropecuária de Encruzilhada do sul (RS), mostrando aos produtores rurais que a ideia, apesar de simples, possuí grande viabilidade econômica e caráter sustentável.
O curral sustentável retira e reutiliza os pneus descartados indevidamente, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, completou Kerllin Rael.
Material e Viabilidade
Os pneus utilizados no projeto foram doados pela Secretária do Meio Ambiente de Encruzilhada do Sul.
Quando comparado à um curral tradicional construído somente com madeira, em uma área de 36 m², o investimento no curral sustentável é 3x menor.
Lição Para os Mais Velhos
Quando perguntadas sobre o que elas mais queriam deixar como recado para as pessoas ao desenvolverem o projeto, Ana Jéssica Batista foi direto ao ponto:
Gostaríamos de mostrar desde o início que para realizar inovações não é necessário de grande avanço tecnológico igual muitos pensam e que muitas vezes a resposta para grandes problemas está logo a nossa frente.
E completou:
Em meio de tantos conflitos, tantos pensamentos de desenvolvimento e novas tecnologias, é de responsabilidade de cada um de nós termos a consciência de que fazemos parte da natureza e devemos tratá-la para que muitas gerações possam também fazer parte dela. Por isso, como toda ação tem uma reação, podemos contribuir para que o meio ambiente não seja destruído, pois práticas como essa são fundamentais para a preservação do nosso planeta.
Hoje, como grandes exemplos do Curso Técnico em Agropecuária, elas afirmaram que suas carreiras profissionais no mercado de trabalho terão como objetivo principal a inovação e a sustentabilidade. Com certeza, um belo exemplo a ser seguido.