Integração Lavoura Pecuária e sua importância para a qualidade do solo foi tema de debate em Erechim
25 de novembro de 2022Encontro Estadual de Professores de Ensino Agrícola finaliza enfatizando parcerias
28 de novembro de 2022Dando início a sua fala, o professor Brancher colocou que no Rio Grande do Sul 90% da erva mate processada é destinada para o chimarrão, 3% para tererê e o restante para cosméticos e chás. Em torno de 80% da produção brasileira permanece no mercado interno, 20% ou seja 172 mil toneladas são exportadas principalmente para Argentina e Uruguai, entre outros. Segundo Brancher, o consumo nacional de erva mate está em torno de 100 mil toneladas ano, sendo que grande parte é consumida no Estado gaúcho.
Em termos de dados sociais, Brancher destacou que a Região Sul é a maior produtora e consumidora do produto. “Estima-se que nós temos 180 mil agricultores vivendo do plantio da erva mate, o que representa um número significativo. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná avalia-se que a erva mate é explorada economicamente em 560 municípios, gerando 710 mil empregos diretos com cerca de 400 indústrias que exploram este setor”, informou.
O professor Balestrim, por sua vez, falou sobre o plantio da erva mate consorciada com outras culturas, como o milho, a mandioca, soja, amendoim forrageiro, fumo, feijão e porongo, que ele realiza em sua propriedade. “No consórcio, o aproveitamento da área é muito importante. A gente pode produzir erva mate e frutas no mesmo espaço sem problemas”, explicou.
Balestrim finalizou a palestra reforçando que a erva mate é uma alternativa de renda extra. “É um trabalho árduo, mas gratificante, porque a gente está lidando com a natureza, e isso é importante”, enfatizou. Após o painel, os participantes do evento visitaram uma ervateira e o Horto Florestal Arboreto, ambos no município de Barão de Cotegipe (RS), que conta com mais de 200 espécies de árvores e é mantido pelo Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando com a ajuda da comunidade. “O Arboreto tem três grandes objetivos que são o educativo, o ecológico e o econômico”, observou Balestrim.