Agptea e Sindsepe-RS buscam alternativas para os técnicos agrícolas
2 de fevereiro de 2024Sócio da Agptea recebe Medalha de Honra por obras literárias
9 de abril de 2024Já na fase de construção do seu estatuto, o Instituto terá a função de congregar diversas atividades relacionadas e aplicadas na região do Pampa, entre elas, a agroindústria e os plantios, “e tudo que, no futuro, venha a ser implantado neste espaço”, conforme relata o presidente da Agptea, explicando que será composto por associados, pessoas físicas e jurídicas. De acordo com Fritz Roloff, com mais esta ação, a entidade está dando continuidade ao projeto criado para aquela área. “O Instituto de Formação do Pampa estará atrelado à Agptea, será um braço da entidade, com novo CNPJ, para que possa melhor gerenciar as atividades relacionadas ao Pampa”, enfatiza.
O Instituto de Formação do Pampa irá oferecer palestras, oficinas, seminários, exposições e as culturas relacionadas à agricultura, aos plantios, principalmente de noz-pecã e também de oliveiras. “E, no futuro, a ideia é instalar um lagar para a produção de azeite, assim como uma casa do mel. O Instituto será referência na certificação do mel orgânico, com o selo Sabor do Pampa, inclusive para a validação à exportação”, comenta.
Roloff ressalta, ainda, que o Instituto de Formação do Pampa, para se manter, estará se enraizando no sistema produtivo para que possa arrecadar recursos, sejam eles através de projetos, de organizações públicas e privadas, de doações ou de prestação de serviços para terceiros. “A arrecadação não visa fins lucrativos, mas novos investimentos que busquem o desenvolvimento econômico e social, principalmente, levando em conta a segurança alimentar, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Todas as atividades que ali forem sendo realizadas, sempre terão o cunho social, nunca o lucro, pois uma entidade filantrópica sempre deve ter como meta gerar o bem comum, avançar em seus propósitos para que esteja inserida em sua comunidade e ali, sim, desenvolver os seus projetos”, finaliza.